terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Hidrogênio: Uma energia "limpa" que ameaça a camada de Ozônio




O jornal Folha de S.Paulo publicou recentemente um estudoda revista Science sobre o hidrôgenio, considerado o combustíveldo futuro por não poluir a atmosfera, pode causar sérios problemas, como um resfriamento global e o aumento dos buracos na camada deozônio sobre os pólos.

Para quem não sabe, o hidrogênio é considerado a grande aposta entre as energiaslimpas no lugar dos combustíveis fósseis ( como petróleo, gás natural e carvão mineral).

Uma das razões para essa esperança é o fato de sua queima tercomo subproduto apenas água, enquanto os derivados de petróleoproduzem poluentes como enxofre e óxidos de nitrogênio, além do~gás carbônico, o vilão do aquecimento global.

Se o hidrogênio fosse substituir realmente todos os combustíveis fósseis, seria de se esperar o vazamento de 10% a 20% do gás emusinas de força, tanques, células de combustível e gasodutos.

Isso aumentaria as emissões de H2 em até oito vezes. Como o hidrogênio tende a subir para alta atmosfera e a reagir com o oxigênio,produzindo água, o resultado previsível seria o crescimento da umidadena estratosfera. E até água, em excesso, faz mal.

"Isso resultaria num resfriamento da baixa estratosfera e numapertubação na química do ozônio", escreveram os cientistas.
(Thaisa Calefi)

Nenhum comentário: