sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Chuvas artificiais


Durante as Olimpíadas de 2008 muitos ouviram falar das chuvas artificiais, mas como e para que produzir -las?

A China provoca com freqüência chuvas artificiais para aliviar secas, ajudar na extinção de incêndios, ou simplesmente eliminar as nuvens, inclusive as autoridades afirmam que já podem gerar o fenômeno em um terço de seu território. A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto de prata que é um catalisador usado para acelerar a reação, ele atrai as gotículas de água presentes nas nuvens formando cristais de gelo, as nuvens ficam mais pesadas e caem na forma de chuva.

Segundo o próprio governo chinês, o país é o que manipula com mais freqüência o clima no planeta, mas essa prática não chega a prejudicar o meio ambiente. O iodeto de prata usado é uma toxina e pode ser prejudicial à saúde, mas como as quantidades usadas são pequenas demais, não representam uma ameaça.

A China só perde para os Estados Unidos na emissão de gases causadores do efeito estufa, a cidade chinesa Limfen é responsável pela emissão de enxofre e arsênico pelas termoelétricas, que envenenam o ar com sua alta toxicidade. Pórem infelizmente o governo do país não se mobiliza para resolver esse problema.


(Adisson, Fernanda, Jefferson, Mateus, Mayara, Rynat e Wendell)

Um comentário:

Pedro disse...

Interessante, mas será q n eh desperdício hein?!! Esse iodeto de prata poderia t fins mais úteis, como reagente nos laboratórios do cefet por exemplo heheh.

Pedro 3ºAPN