sábado, 29 de novembro de 2008

Virando pipoca...





Quem não gosta de comer aquela pipoca com uma Coca-Cola, assistindo um bom e velho filme? Muitos não sabem que a pipoca é uma boa fonte de carboidratos e fibras. Mais pessoas ainda, nem sequer imaginam porque o milho estoura e vira pipoca.

Por que isso acontece? Qual a alternativa certa?

1) Porque senão ele seria milho. hehehe

2) Porque ela é pipoca. HaushauSHAua

3) Porque ela fica sobre pressão.

Se você escolheu a número 3, acertou! Vamos explicar isso mais detalhadamente:

A pipoca é constituída por três elementos, a casca dura externa, e dentro da pipoca, o amido e a umidade (água). Ao colocar o milho da pipoca na panela com óleo quente, a umidade dentro da semente reage transformando em vapor, aumentando assim a pressão interna da semente. A casca por sua vez não aguenta essa pressão interna e estoura. Ao estourar, o amido que fica dentro do milho se expande em pequenas bolhas de cor branca que ficam grudadas com a casca. Em Tupi antigo a palavra Pipoca significa: ‘Pele estourada’.

Desafiando...

1) Fure a casca do milho de pipoca e tente estourá-la. O milho de pipoca não irá estourar porque não haverá pressão interna, pois a umidade interna que é transformada em vapor sai por esse furo.

2) Se quiser ver o amido dentro da pipoca que tem a cor branca, use um martelo, e você verá que o amido é um pouco úmido. É essa umidade que faz a pipoca estourar.


Curiosidades...

A pipoca é um prato extremamente gorduroso. Cada 100 gramas de pipoca estourada possuem cerca de 13 gramas de gordura saturada, além de incríveis 792 calorias. Uma xícara de pipoca sem gordura contém apenas 30 calorias. Isso a torna um lanche leve com poucas calorias. Por outro lado, quando a pipoca é preparada em óleo vegetal ou consumida com manteiga, a quantidade de calorias pode chegar a 155 por xícara.

Nenhum comentário: